Porquê um blogue?!

Gostaria de deixar aqui umas palavrinhas a explicar qual a razão de eu ter criado este blogue.

Não foi o primeiro a ser criado, em tempos tive outro no qual escrevia com pouca regularidade e assinando com um pseudónimo. Entretanto, perdi por completo a vergonha e decidi dar a cara! lol Achei que não deveria ter qualquer receio em partilhar um pouco de mim, seja o lado mais agradável como aquele mais taciturno e problemático! Sim, todos temos problemas e eu não seria excepção! O objectivo de dar a conhecer um pouco da minha vida, do que é viver com depressão desde os 20 anos (já vão 15 anos), de ter passado por um período (alguns anos) em que tive e vivi com anorexia, de ainda estar a lutar contra o transtorno obsessivo compulsivo (ainda que hoje esteja muito mais controlado), em suma: do que tem sido sobreviver ao longo dos anos!

Não sou de todo a paciente ideal para qualquer psicoterapeuta ou outro profissional de saúde, sou extremamente teimosa e de ideias fixas, difíceis de serem alteradas. Não quero de todo ser reconhecida ou ter qualquer fama a partir deste blogue! Quero sim, poder ajudar quem estiver a passar pela mesma situação, se possível estabelecer uma entre ajuda e troca de experiências.

NÃO quero que me vejam como qualquer exemplo a seguir, pois não o sou! Alerto muitas vezes em algumas publicações para não agirem da mesma forma que eu tenho vindo a fazer ao longo dos anos e que nada me tem ajudado a superar o problema! O facto de ser teimosa só me tem prejudicado e um problema que poderia ser resolvido em meses acabou por se alastrar durante anos.

Por favor:

  • Desabafem e partilhem os vossos problemas, aflições, desabafos, tristezas e/ou alegrias com um amigo/a de confiança.
  • Procurem ajuda especializada quando assim o necessitarem, sem medos ou preconceitos. Não deixem que o problema se alastre ao longo dos anos sem o resolverem.
  • Não escondam, omitam ou mintam ao vosso psicoterapeuta. É importante dizerem sempre a verdade, mesmo que doa ou que sintam vergonha por não estarem a cumprir com os objectivos estabelecidos. Esforcem-se ao máximo por seguir as directrizes recomendadas por quem vos segue.
  • Acreditem mais em vocês, na vossa capacidade de superar os obstáculos, na vossa força e coragem para lutar e seguir em frente mesmo quando à volta tudo parece estar a desmoronar.
  • Mantenham sempre a esperança de que o melhor ainda está para vir. Pode demorar, mas não é impossível de ser alcançado!
  • Acima de tudo: Amem-se tal como são, com as vossas qualidades e defeitos. Se desejam mudar algo, há que ir à luta mesmo sabendo que pode não ser fácil e muito doloroso ou demorado. Há aspectos que dificilmente conseguimos mudar, como por exemplo: eu sou baixinha (1.54m), nada posso fazer para mudar esta situação a não ser usar uns saltos altos. Para quê me revoltar com esta situação? De nada me ia valer! Neste caso, só tenho que aceitar-me tal como sou e aprender a gostar e a usufruir deste aspecto. Acreditem que tem as suas vantagens. Este foi apenas um exemplo, certamente que encontram outros nas vossas vidas.
  • Lutem sempre pelos vossos sonhos e por aquilo que vos faz mais felizes e realizados!

Para quem acompanha o meu blogue sabe que em determinadas fases da minha vida alguns ou até muitos dos itens acima referidos não foram cumpridos. Cometi muitos erros e espero que através da partilha dos mesmos vos chame a atenção para que NÃO tenham o mesmo tipo de comportamento. Ajudem-se a si mesmos e não sejam o vosso pior inimigo. Não estejam constantemente a boicotar a vossa felicidade e acreditem na vossa capacidade de mudar o mundo, começando por mudar algo em vocês, esse "algo" que vos impede de rumar em busca da felicidade. Muitas vezes não é o "mundo" (os demais que nos rodeiam) que tem de mudar, mas sim nós próprios!

Estarei sempre por aqui disposta a ajudar, dentro do que me for possível e esteja ao meu alcance. Entre em contacto comigo, partilhem as vossas experiências. Este espaço não é apenas meu, também é vosso!

Sejam felizes e sonhem muito!!

Divulgar Blogs

Bloglovin'

Follow

Pinterest

Tumblr